Debate em revista

 

FORMA, FUNÇÃO OU SAÚDE?

 

Sejam bem vindos ao tripé mais polêmico da cinofilia mundial atualmente.

Texto inspirado no documentário SEGREDOS DO PEDIGREE

 

Eram bons os tempos em que os cães não eram selecionados por nós, humanos? Eram bons os tempos em que só acasalavam – se os animais que tinham melhores condições físicas? Os mais saudáveis e/ou mais fortes? Os tempos em que deixávamos a natureza ditar as regras, sem colocarmos qualquer tipo de padrão e critério seletivo?

 

Bons ou ruins, o fato é que os tempos mudaram. Tomamos o lugar da natureza, e hoje em dia somos nós que ditamos as regras. Fazemos isso baseados em nossos critérios de seleção. A maioria dos criadores começou a cruzar cães mais bonitos para ter animais mais agradáveis aos olhos. E cães mais funcionais, com melhor desempenho no trabalho de suas funções.

 

E assim, lamentavelmente, a saúde dos cães deixou de ter papel decisivo no momento da escolha de um macho e uma fêmea para uma cruza.

 

O que a os criadores, que são os selecionadores dos gens que serão passados para as próximas gerações, estão levando em conta no momento da escolha de um macho e uma fêmea para procriar?

 

Vilões ou vítimas de um mercado que paga por estética?

 

Que tipo de trabalhos de conscientização podem, ou devem, ser feitos para que os interessados em comprar um filhote entendam a importância de se conversar com o criador sobre os aspectos relativos à saúde dos pais da ninhada?

 

O que podemos projetar para a cinofilia, de um modo geral, para os próximos 20 ou 30 anos?

 

 Por: João Goya
Administração do Portal

Dê sua opinião sobre o assunto

Data: 17/05/2010

De: João Goya - Administração do Portal

Assunto: Como você entende esta questão?

São inúmeras as questões que envolvem esse tipo de discussão.

Abri este espaço para trocarmos informações, cruzarmos opiniões e ver de que modo podemos fazer algo para mudar esta situação.

Tentarmos, juntos, construir respostas e apontar os caminhos para que nossos melhores amigos tenham uma vida mais saudável.

Sinta-se a vontade para expor sua opinião e maneira de ver e entender o problema.

Itens: 1 - 1 de 1

Novo comentário