Características que diferenciam os cães de guarda

03/12/2009 11:37

Leia e se conscientize.

Seja qual for a raça existem 3 características que não podem faltar em um cão para que ele possa executar um bom trabalho de guarda e proteção.


1 – Coragem.

            Também chamada de autoconfiança, é a coragem faz com que o cão tenha o comportamento adequado nas situações em que se precisa de um guarda.
            A coragem faz com o cão estufe o peito, levante a cabeça e coloque um semblante de poucos amigos no rosto, passando um recado claro à prováveis agressores.
            É a coragem que faz com que o cão se lance em ataque quando recebe o comando ou, até mesmo, quando julga necessário.


2 – Poder de força.

        Depois de tomada a decisão de afastar qualquer tipo de ameaça, é importante que o cão tenha condições de fazê-la.
        Uma mordida possante e uma atitude incansável. Patas fortes para promover melhor agarre. E um corpanzil volumoso o suficiente para dificultar a movimentação do agressor, mas sem ser pesado ao ponto de comprometer a sua. Um bom guarda tem que ter condições de sobrepujar o agressor.


3 – Resistência a dor.

        Resistir a chutes, safanões e porretadas. Até mesmo facadas e tiros. Um cão de guarda competente não recua em situações de perigo.


A partir destas três características é que surge a importância das pessoas procurarem o maior número de informações antes da escolha de um cão. Se a necessidade é de um cão de guarda, escolha a raça que mais combina com seu estilo de vida e seja feliz.

 

Mas se a situação pede apenas um animal de estimação tome cuidado com as raças de guarda. Sem o manejo adequado elas podem trazer problemas.

 

Por João Goya
Administrção do Portal

Qual é a sua opinião sobre o tema deste artigo?

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário